CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD Tecnologia
Os documentários apresentados neste dispositivo articulam a ideia de arquivo, mas também de invenção, de construção do campo psicanalítico inaugurado por Freud e nos brinda com uma sorte de testemunhos que nos faz pensar. São produtivos, convocativos, instigadores, como se fôssemos convidados a participar “daquilo” que se apresenta desde os primórdios da história da Psicanálise e que até nossos dias é relançado em causa.
Neste contexto, serão exibidos online os documentários sobre os inventores mencionados, em seguida comentados por psicanalistas convidados e discutidos com o público a cada sessão.
programa
Christopher Bollas nasceu e passou sua infância e adolescência na Califórnia,
Estados Unidos, no período em que a sociedade americana viveu a Guerra Fria, a
ameaça nuclear, as lutas pelos direitos civis e outros acontecimentos
significativos, como a guerra do Vietnã. Esse ambiente influenciou-o na
formação de um pensamento livre, independente, criativo e imerso em um intenso
sentimento humanista.
Graduou-se em história pela Universidade da Califórnia, Berkeley, e é doutor em literatura pela Universidade de Buffallo, New York. O estudo do puritanismo na Nova Inglaterra, no século XVI, conduziu-o à literatura psicanalítica. Após a graduação, iniciou o trabalho clínico com crianças autistas, ao longo de dois anos, em uma clínica na Califórnia. Em Nova York, dedicou-se à psicoterapia de estudantes da universidade onde cursava seu programa de doutoramento.
Em 1973, iniciou sua formação psicanalítica em Londres, filiando-se ao denominado Middle Group ou Independent Group da Sociedade Britânica de Psicanálise, grupo de psicanalistas que não se vinculavam plenamente e (ou) não se identificavam com as postulações dos psicanalistas reunidos em torno de Melaine Klein e de Anna Freud. Entre 1978 e 1991, foi professor e supervisor clínico no Instituto de Neuropsiquiatria Infantil da Universidade de Roma.
sábado | 27 de julho
horário | 09h às 12h
Documentários: Inventores da Psicanálise é uma atividade gratuita, dirigida ao público em geral.
Informações e inscrições*
11 3864 2330 | 11 3865 0017 | WhatsApp 11 9 76661249
*inscrições antecipadas
Docentes
Karin de Paula
psicólogo, psicanalista e mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, com dissertação desenvolvida no âmbito do Laboratório de Psicopatologia Fundamental. Doutor pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da PUC-SP. Docente do Curso de Formação em Psicanálise e Supervisor Clínico do CEP.
Sérgio de Gouvêa Franco
psicanalista, doutor pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp e pós-doutor em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, onde fez formação em Psicanálise. Atual presidente da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental (AUPPF) e professor do Curso de Formação em Psicanálise do CEP, onde conduz seminários sobre Christopher Bollas há vários anos. Foi reitor da Fecap entre 2006 e 2010. Autor dos livros “Hermenêutica e Psicanálise na Obra de Paul Ricoeur”, ed. Loyola, e “Mandrágoras, Clínica Psicanalítica: Freud e Winnicott”, ed. Privamera Psi, em parceria com Manoel Berlinck e Karin Wondracek. Organizador do livro: “Sofrimento Psíquico em Tempos Sombrios”, ed. Escuta, autor do capítulo “A Contratransferência em Christopher Bollas” na obra “Por que Bollas?”, ed. Zagodoni, organizado por Elisa Ulhoa Cintra, entre outras publicações no país e no exterior.