CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD Tecnologia
Em 2020, convidamos a todos para participarem de mais uma jornada de diálogo entre a Psicanálise e a sétima arte. Neste ano, estarão em pauta questões em torno do que a Psicanálise pode contribuir para pensar as novas pautas do laço social. Segundo Freud, em Psicologia das Massas e Análise do Eu (1921), a abordagem de um e de muitos compreendem a mesma ordem de tomada. Escolhemos quatro filmes produzidos em quatro contextos diferentes do mundo que encenam diferentes dilemas éticos da cultura, que facilmente poderemos conhecer: Parasita (Coréia do Sul), Coringa (EUA/Canadá), Rainha de Copas (Dinamarca/ Suécia) e A Odisséia dos Tontos (Argentina/Espanha). Aguardamos você, boa viagem!
Atenção, devido a pandemia, não haverá exibição do filme.
Para participar da discussão e comentários, sugerimos assistir ao filme da
atividade previamente em uma das plataformas de entretenimento propostas:
Google Play, iTunes, Netflix, Telecine Play, Now Online, HBO Go, Amazon Prime e
demais plataformas.
Comentários do filme - “A Odisseia dos Tontos”
sábado | dia 28 de novembro
horário | 09h às 11h
direção Sebastián Borensztein
Título original: La Odisea de los Giles
País de origem: Argentina, Espanha
Gênero: Drama, Aventura, Comédia
Duração: 116 minutos
Ano: 2019
sinopse As diferenças e os conflitos de interesses são ingredientes cotidianos da vida. O projeto da cultura é de responsabilidade de todos. Como conjugar tais termos frente à existência do que pode anular os efeitos da justeza? A Odisseia dos Tontos nos permite pensar em caminhos para tal questão
dirigido ao público em geral
preço R$ 50,00
Docentes
Karin de Paula
psicólogo, psicanalista e mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, com dissertação desenvolvida no âmbito do Laboratório de Psicopatologia Fundamental. Doutor pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da PUC-SP. Docente do Curso de Formação em Psicanálise e Supervisor Clínico do CEP.
Luiz Fabio Antoniolli
É paulistano, arquiteto, formado pela FAU-MACK e mestre em Projeto, Espaço e Cultura, pela FAU-USP. Pesquisou a produção de espaços urbanos para exposição de arte (ECA-USP, projeto TRANSMuseus); tem investigado a produção de espaços urbanos (FAU-USP) em abordagens transdisciplinares para uma abordagem crítica do fenômeno arquitetônico. Foi pesquisador de conteúdo para a X Bienal de Arquitetura de São Paulo (IAB-SP), 2013, estudando as novas cidades chinesas e intervenções de reapropriação de infraestruturas urbanas.