cep@centropsicanalise.com.brCEP - Centro de Estudos Psicanalíticos
(11) 3864-2330
Fazer Login
Área do Aluno
  • Curso de Formação em Psicanálise
  • Responsabilidade Social
  • Sobre o CEP
  • ApresentaçãoDocentesCatálogos40 AnosLocalização
  • Serviços
  • Área do AlunoFormação em PsicanáliseRede de AtendimentoPublicações
  • Atendimento

Assine nossa Newsletter

Inscrições e Informações

(11) 3864-2330

(11) 3865-0017 ou (11) 97666-1249

Financeiro: (11) 3864-6004

cep@centropsicanalise.com.br

CEP

Centro de Estudos Psicanalíticos

R. Alm. Pereira Guimarães, 378
Pacaembu São Paulo - SP - 01250-000

CNPJ 05.022.993/0001-16

CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por SD Tecnologia
Sonhos de analisante - a escrita da poiesis onírica
Laboratório de Escrita Psicanalítica

Sonhos de analisante - a escrita da poiesis onírica

Docente
Ricardo A. Hirata
25/04/2025

Seja ao redigir uma sessão clínica ou na construção de um trabalho conceitual, escrever em Psicanálise é compor, sob os efeitos da transferência, uma demanda de amor. Característica que deixa marcas e traz implicações a um tipo particular de texto, no qual detalhes são fundamentais e significados nunca se equivalem a definições pré-concebidas. Estes encontros pretendem abordar noções gerais sobre a “escrita da escuta” em Psicanálise, bem como auxiliar na “semeadura e cultivo” de um texto.

OBJETIVO
Experienciar a escrita coletiva de sonhos e o aprofundamento poético do pensamento onírico. A partir das noções de trabalho do sonho (Freud, 1900) e de fraseado poético dos mecanismos oníricos (Sharpe, 1961), pretende-se favorecer a experiência emocional da intuição e da imaginação presentes na escrita psicanalítica da criação (poiesis) simbólica. 

PROGRAMA
Desde “A Interpretação dos Sonhos”(1900), ao citar o filósofo-poeta Friedrich Schiller, Freud aproxima a atitude necessária à emergência dos “pensamentos involuntários” e a condição para a escrita poética – a “retirada dos vigias da porta da razão” (Schiller, 1788). Em outras palavras, um estado de auto-observação acrítica. Seguindo os passos de Freud: “(...) não podemos fazer do sonho como um todo o objeto da atenção, mas apenas os elementos de seu conteúdo”, podemos nos indagar: o que pode a escrita psicanalítica dos sonhos, a partir do lugar de analisante?

1. Freud e Schiller, entre a psicanálise e a escrita onírica
2.
Ella Sharpe e o fraseado poético do trabalho do sonho
3.
O sonho de analisante como um sonho possível
4.
Exercício prático de escrita
5.
Leitura compartilhada 

DIRIGIDO
a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, profissionais com prática clínica e interessados nas relações entre a Literatura a Psicanálise e a escrita.

HORÁRIO
sexta-feira | 18h30 às 21h

PREÇO
até o dia 14/04/25 | R$ 115,00
após o dia 14/04/25 | R$ 145,00

Docente

Ricardo A. Hirata

psicanalista e escritor. Psicoterapeuta de casal, família e grupos. Psicólogo clínico com especialização pelo Centro de Estudos Psicanalíticos - CEP e Instituto Sedes Sapientiae. Mestre em Ciências da Religião pela PUC-SP. Professor no Curso de Formação em Psicanálise do CEP. Coordenador dos Laboratórios de Escrita Psicanalítica no CEP. Consultor na LITERACURA, empresa voltada para saúde mental em instituições. Membro do Espaço Potencial Winnicott e do núcleo artístico Epidauro. Autor do romance de autoficção: “O Órfão na Estante”, ed. Paraquedas e do monólogo teatral Lou Andreas-Salomé: a poeta da psicanálise.

Fale Conosco

CEP Novidades

Email

CEP Novidades

Calendário de Atividades

CEP Novidades

Livreto 2025

CEP Novidades