CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD Tecnologia
A discussão sobre as fragilidades do eu e suas formas de adoecimento tem, no contexto do diálogo — e da crescente divergência — entre Freud e Ferenczi, um momento crucial. Enquanto Freud manteve o foco nos conflitos intrapsíquicos e nas formações defensivas do eu, Ferenczi enfatizava a importância da qualidade do vínculo e das experiências precoces de cuidado, apontando que falhas nesse campo podem produzir rupturas na continuidade subjetiva e na capacidade de sentir-se autor-de-si. Esse deslocamento amplia a compreensão de certos chamados adoecimentos para além do eixo neurose–psicose, situando-os no terreno das relações que sustentam ou desorganizam o self, incluindo experiências de despersonalização, fragmentação e perda de realidade.
Este curso acompanha o desenvolvimento dessa perspectiva na tradição ferencziana e seus desdobramentos posteriores nas tradições da psicologia do self e culturalista-interpessoal, explorando como a constituição, a ruptura e o restabelecimento do eu podem ser pensados a partir da experiência afetiva e intersubjetiva. Serão discutidos autores que, de diferentes modos, enfatizam a importância da presença, da responsividade e do vínculo para a restauração da continuidade subjetiva. O foco recai sobre as condições em que o eu se fragiliza ou se fragmenta — inclusive em estados-limite e experiências próximas ao campo da psicose — e sobre as possibilidades de sua recomposição no processo clínico.
PROGRAMA
1. Sigmund Freud: O eu e suas vulnerabilidades – continuidade, ruptura, neurose? psicose? algo mais?
2. Sándor Ferenczi e Melanie Klein: Constituição do eu, angústias e defesas psicóticas e neuróticas
3. Sándor Ferenczi: Traumatogênese – aspectos ambientais e metapsicológicos na origem da fragmentação do eu
4. Sándor Ferenczi e Elizabeth Severn: A prática e a metapsicologia da clínica do eu tendente à fragmentação psicótica
5. Ian Suttie e Michael Balint: A gênese relacional do eu e formas de vínculo e relação objetal primarias (“ocnofilia” e “filobatismo”)
6. Michael Balint: O eu e a “falha básica” – Aspectos teóricos e propostas clínicas relevantes
7. Heinz Kohut: A constituição psíquica – do narcisismo ao self
8. Heinz Kohut II: A clínica dos transtornos narcísicos a partir da psicologia do Self – experiências-limite e risco de desintegração do self
6. Erich Fromm leitor de Ferenczi: “Alienação” – adesão à realidade ou perda de si? As “patologias da normalidade” (ou “quem é louco afinal?”)
DIRIGIDO
aos participantes do Núcleo de Formação Permanente – Prática Clínica – Psicanálise e Psicoses, a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, estudantes, profissionais das áreas da saúde e a profissionais interessados no trabalho da clínica das psicoses
CARGA HORÁRIA
18 horas (9 aulas de 2 horas cada)
DATAS
16, 23 e 30 de março; 06, 13 e 27 de abril e 04, 11 e 18 de maio
HORÁRIO
segundas-feiras | 20h às 22h
PREÇO
quatro mensalidades de R$ 400,00
alunos do CEP quatro mensalidades de R$ 360,00
Coordenação
Karin de Paula
praticante da Psicanálise, doutora em Processos de Singularização pela PUC-SP. Autora dos livros: "$em? Sobre a Inclusão e o Manejo do Dinheiro Numa Psicanálise", ed. Zagodoni; "Do Espírito da Coisa: Um Cálculo de Graça - Sobre o Percurso de Uma Psicanálise", ed. Escuta; "Atendimento Psicanalítico da Depressão", ed. Zagodoni, em organização com Daniel Kupermann; capítulo "Trabalhando com a Psicanálise: Dos Porta-Dores da Peste" no livro: "Diálogos Sobre Formação e Transmissão em Psicanálise", ed. Zagodoni; e "Atendimento Psicanalítico das Neuroses", da Série Prática Clínica da ed. Zagodoni; entre outros artigos publicados. Professora e supervisora em universidades e no Curso de Formação em Psicanálise. Coordenadora do Núcleo de Formação Permanente - Prática Clínica - Psicanálise e Psicoses - CEP.
Ricardo Telles de Deus
psicanalista; Pós-doutorado em Psicologia Clínica (PUC-SP); Docente do Curso de Formação em Psicanálise do CEP; Coordenador do Núcleo de Formação Permanente "Psicanálise e Psicoses"; Membro da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental (AUPPF); Pesquisador do Grupo "A Crise do Amadurecimento na Contemporaneidade", do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia (LABÔ / PUC-SP).