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Práticas institucionais: desafios ao psicanalista
Seminário Teórico

Práticas institucionais: desafios ao psicanalista

DocenteIsabel da Silva Kahn Marin
24/09/2015

As intervenções da clínica ampliada têm não apenas levantado questões de âmbito teórico, mas principalmente questões quanto à modalidade das estratégias clínicas. O atravessamento institucional na constituição subjetiva segue sendo um paradigma da Psicanálise, convocando, portanto, o psicanalista a se posicionar frente aos discursos e às práticas institucionais, superando o poder disciplinar. Caberia-lhe o desafio de sustentar sua ética que supõe o sujeito cindido, imprevisível, evanescente, em crise e em busca, numa sociedade onde a promessa do controle do sofrimento orienta a organização das instituições (medicalização, judicialização, entre outras). Tais questões se fazem ainda mais agudas quando se trabalha com a população que vive em condições de vulnerabilidade social, exigindo um profissional que seja capaz de superar a vitimização considerando seu foco, a capacitação e a responsabilização subjetiva. O psicanalista deve estar aberto para atuar junto a equipes multiprofissionais a partir de sua especificidade: o olhar, a escuta e a compreensão de aspectos da subjetividade. Esses aspectos estão contemplados, no seu caráter genérico, nos vários campos da Psicanálise, mas vêm encontrar desafios nas especificidades dessas intervenções que têm como princípio acolher o imprevisto e enfrentar os desafios com novos procedimentos. Faz-se necessário buscar estratégias para romper com o suposto modelo ideal de atendimento para enfrentar o mal-estar do profissional que, trabalhando em contextos de vulnerabilidade, se depara com questões que envolvem o desamparo, a violência e seus sintomas. Para tal trabalho é fundamental considerar sem preconceitos, os desafios contemporâneos tais como: as novas configurações familiares e a rede social complementar  necessária, que garantem a formação subjetiva dos seus cidadãos. O objetivo desse seminário é então, discutir estratégias de intervenção que considerem essa complexa situação.

conteúdo programático

• Articulações da Psicanálise e o campo social
• Cuidar, educar, psicanalisar: encontros possíveis
• Caracterização da escuta clínica em contextos sob vulnerabilidade (diagnóstico, demanda)
• Compreendendo a rede social responsável pela constituição subjetiva: Família e instituições. Articulações necessárias e estratégias de intervenção
• A instituição e o sujeito: relações institucionais e saúde
• Práticas institucionais. Ferramentas clínico-psicanalíticas
• O trabalho em rede: A articulação entre saúde, educação, saúde mental, justiça e assistência social

dirigido
a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, profissionais das áreas da saúde e profissionais interessados no trabalho com grupos nas instituições

carga horária
18 horas (9 aulas de 2 horas cada)

datas
quintas-feiras | 24 de setembro; 01, 08, 15, 22 e 29 de outubro e 05, 12 e 19 de novembro

preço
três mensalidades de R$ 320,00
alunos do CEP: três mensalidades de R$ 275,00

Isabel da Silva Kahn Marin

psicóloga, psicanalista, Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP, Membro Sócia Fundadora da Associação Brasileira de Psicanálise de Casal e Família (ABPCF). Membro da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental. Professora, pesquisadora e supervisora clínica/institucional do Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde (FACHS) da PUC-SP nas áreas da Infância, Juventude e Família. Supervisora clínica e institucional de equipes técnicas e profissionais envolvidos em programas de atenção a saúde, educação, assistência e justiça. Autora dos livros: "Febem, Família e Identidade; O Lugar do Outro", ed. Escuta, 2010; e "Violências", ed. Escuta, 2002; Autora e coorganizadora com Regina O. De Aragão do livro: "Do Que Fala o Corpo do Bebê", ed. Escuta e "Quem é o Bebê Hoje. A Construção do Humano na Contemporaneidade", ed. Blucher, 2022. Autora de numerosos artigos em livros e revistas especializadas.

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