CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD Tecnologia
O aumento dos problemas alimentares e dos sofrimentos relacionados à imagem corporal, na clínica psicanalítica e no mundo, coincide com o avanço da mentalidade de dieta. Os complexos morais migraram da sexualidade para a dieta, da cama para a mesa, criando uma nova moralidade, a dietética. O controle social das formas corporais cresceu e a materialidade do corpo foi convertida em imagem virtual. Nesse contexto, há maior alienação dos indivíduos frente aos sinais básicos (psicomecânica alimentar) de fome, saciedade e prazer em comer.
Técnicas psicanalíticas ativas, ao resgatar os sinais básicos da alimentação e restaurar a possibilidade de uma relação simbólica com o corpo, constituem instrumentos clínicos que favorecem a reconstrução da autonomia subjetiva. Superar resistências e impasses exige considerar os afetos implicados na relação com o corpo e com a comida.
Este seminário propõe uma reflexão teórico-clínica, articulando metapsicologia, técnica e psicodinâmica, para pensar os sintomas contemporâneos relacionados à comida e ao corpo, e as possibilidades de escuta e intervenção na clínica psicanalítica.
PROGRAMA
1. O controle social do corpo e a mentalidade da dieta
2. Psicomecânica e psicodinâmica da alimentação
3. Clínica e técnicas de tratamento
DIRIGIDO
a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, estudantes e profissionais das áreas da saúde
CARGA HORÁRIA
9 horas (3 aulas de 3 horas cada)
DATAS
01, 08 e 15 de dezembro
HORÁRIO
terças-feiras | 9h às 12h
PREÇO
duas mensalidades de R$ 445,00
alunos do CEP: duas mensalidades de R$ 415,00
Docentes
Gabriela Vargas
Gabriela Vargas: psicóloga. psicanalista pelo Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP). Mestre em Ciências pela Fundação Antônio Prudente. Ex-membro do grupo Corpo e Cultura e membro da Clínica de Estudos e Pesquisas em Psicanálise da Anorexia e Bulimia (CEPPAN). Co-autora dos livros "Minha primeira vez", ed. Literatura em Cena 19, e "Psicanálise Contemporânea: Clínica, Cultura e Sociedade", ed. Zagodoni, Idealizadora do Corpo Inconsciente e da Clínica Corpo Inconsciente.
Luciana Saddi
psicanalista e escritora. Membro efetivo e docente da SBPSP, mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, publicou artigos em revistas e livros especializados. Autora dos livros “O Amor Leva a Um Liquidificador, ed. Casa do Psicólogo, “Perpétuo Socorro”, ed. Jaboticaba, “Alcoolismo” – Série O Que Fazer?, ed. Blucher e “Educação Para a Morte”, ed. Patuá.